Artesol: Retrospectiva 2018

2018 foi um ano de realizações incríveis para a Artesol junto aos artesãos brasileiros, através de projetos que misturavam tecnologia, comunicação, capacitação, cultura, comercialização, inclusão digital, salvaguarda e muitas outras áreas que nos ajudaram a potencializar nossa missão de valorizar o artesanato de tradição.

20 anos de dedicação aos artesãos brasileiros

Foto: Paula Dib

Em 2018, a Artesol completou 20 anos de atuação em prol do artesanato de tradição com foco em fortalecer a cultura popular do país e gerar oportunidades de trabalho e renda para milhares de artesãs e artesãos que traduzem nossa identidade cultural em criações autênticas, desenvolvidas com recursos naturais e saberes populares. Ao todo, são mais de 130  projetos já desenvolvidos em todo o país. Gostaríamos de compartilhar com vocês as realizações mais marcantes desse ano de celebração!

Assista aqui ao documentário de 20 anos da organização:
 

Uma das 100 melhores ongs do Brasil

No último ano, a Artesol também foi eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil! O prêmio anunciado no último mês de novembro é uma iniciativa do Instituto Doae da Rede Filantropia, que reconheceram entre as 3.700 organizações participantes aquelas com as melhores práticas de gestão e  boa governança. Para isso, analisam seus processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação. De acordo com os coordenadores do prêmio, a ideia é revelar as organizações que têm práticas transparentes, já que os recursos são provenientes de doações e patrocínios e se espera o melhor uso desse dinheiro. O prêmio também considera o alcance dos resultados e o impacto social das ongs inscritas. Segundo Sonia Quintella, presidente da Artesol, é uma grande honra estar nesse grupo seleto de premiadas e ter a atuação da ong reconhecida. Confira no link a matéria da Revista Época com a lista completa das organizações premiadas que inclui ainda ONGS como GRAAC e a WWF-Brasil.

Um Festival para revelar o Brasil Criativo 

Oficina de bordado de filé durante o Festival Artesol. Foto: Helena Kussik

O Festival da Cultura Imaterial no Fazer Artesanal, com patrocínio exclusivo da Vale, foi lançado em novembro do ano passado e é um dos novos grandes projetos da Artesol - que deve se repetir nos próximos anos. O foco é celebrar a diversidade do artesanato tradicional e a identidade cultural ligada ao universo dos artesãos e artistas populares de todas as regiões do País. O conjunto das obras selecionadas para a exposição que está acontecendo no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, expressa a potência criativa das comunidades artesãs do Brasil. Ao todo, 300 peças traduzem o imaginário de artistas que moldam o cotidiano. Até agora a exposição já recebeu mais de 6.500 visitantes. A programação do Festival também incluiu um seminário com importantes profissionais e representantes dos artesãos, relacionados à cultura popular, ao design e à moda (como Cláudia Ferreira do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do IPHAN, os designers Sérgio Matos, Humberto Campana e Flávia Aranha e os  artesãos Maria José Ferreira - do Grupo Divina Pastora e João Gomes da Silva). A programação contou ainda com uma Feira de comercialização direta com os artesãos de diversos estados. Durante os finais de semana até o fim de janeiro estão acontecendo também oficinas de diferentes técnicas como bordado livre, xilogravura, pintura indígena, entre outras. A exposição vai até 31/01/2019, de terça a domingo, das 10h às 18h. Ainda dá tempo de visitar! Confia toda a programação: festival.artesol.org.br

Assista aqui ao mini-doc sobre o Festival:
 

Uma Rede para te conectar aos artesãos brasileiros

Foto: Lucas Cuervo

Em 2018, através do Projeto Rede Nacional do Artesanato Cultural Brasileiro (patrocinado pela Cielo e Pernambucanas), uma equipe da Artesol percorreu todo o País, de norte a Sul, para mapear e conectar os pontos da cadeia produtiva do artesanato do país. Nas visitas, capacitaram mais de uma centena de grupos de artesãos, ouviram histórias e mergulharam em um universo rico para criar o Portal da Rede Artesol, essa grande vitrine e canal de notícias e informação sobre o artesanato brasileiro. A plataforma reúne artesãos, lojistas, espaços culturais, programas de fomento e já teve mais de 77 mil visitas em suas páginas e 57 mil acessos aos perfis dos núcleos de artesãos mapeados. A proposta do projeto é conectar os artesãos ao mercado, estimulá-los a utilizar de forma estratégica as ferramentas digitais de comunicação, divulgar informações qualificadas sobre os grupos e promover a cultura popular relacionada à produção do artesanato no país.

Blog Artesol 



Um dos objetivos do projeto Rede Artesol também é a produção de conteúdos sobre o setor e, por isso, a plataforma contempla este tblog que apresenta pautas com foco em discutir a relação entre o artesanato e o design, a moda, a cultura popular, a inclusão social e a biodiversidade. Além disso, o espaço serve para a divulgação de experiências de imersão nas comunidades tradicionais, entrevistas, notícias e histórias inspiradoras de diversos atores envolvidos com esse fazer. Acompanhe por aqui!
artesol.org.br

Artiz se renova
A artista plástica Naia Ceschin com as bolsas de trançados tupinambás com pintura exclusiva para a ação Artiz +

 

No último ano, a Artiz se consolidou como uma das principais referências de comercialização do artesanato brasileiro, abrindo espaço para a exposição de produtos de novas comunidades selecionadas pela equipe Artesol em diversas viagens de imersão e através de um Grupo de Trabalho focado em curadoria. O projeto de comercialização viabilizado graças à parceria com o grupo Iguatemi também abriu espaço para novos designers que atuam a partir da co-criação com artesãos tradicionais. As novidades  foram lançadas através da ação "Artiz+", que apresenta peças de artesanato tradicional, arte popular, design e ação social para o público via redes sociais. 
Confira o catálogo online da loja e faça suas encomendas por whatsapp. 

Artesol na mídia

Durante o último ano, os principais projetos e eventos da Artesol repercutiram em veículos da mídia tradicional, tanto em publicações impressas como em tvs, e também em importantes portais e páginas de influenciadores. Vale destacar reportagens no Programa Via Brasil da Globonews e no telejornal RJ TV, da Rede Globo, no Jornal impresso O Globo, no telejornal da Band, nas revistas Casa Vogue Casa e Jardim e Forbes (só na versão impressa), no portal do Ministério da Cultura, no blog da Lilian Pacce, no portal Glamurama e na página da Glória Pires (Bemglo).
 



 

Assista aqui à reportagem da Globonews sobre o Festival Artesol
 

Leilão e Jantar comemorativo de 20 anos

Sonia Quintella entre as voluntárias da Artesol durante jantar de 20 anos

Em setembro, realizamos a 9ª edição do Jantar Artesol com o tradicional leilão de peças de arte popular e artesanato reunindo no JK Iguatemi os patrocinadores, apoiadores, voluntários e pessoas que apoiam a causa do artesanato no Brasil. Durante o jantar, houve apresentações culturais e o lançamento do documentário de 20 anos da Artesol. O evento permitiu a arrecadação de recursos para a manutenção da organização no ano de 2019 e também nos permitiu compartilhar todos os avanços e perspectivas para o futuro da organização. 


 

 

 

 

 

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