
Capacitação
A ArteSol é uma organização sem fins lucrativos que atua há quase duas décadas investindo na valorização e promoção do artesanato tradicional brasileiro, através de estratégias focadas na sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural das comunidades em que atuamos.
Nosso principal propósito é apoiar a salvaguarda do fazer artesanal de tradição, promovendo a autonomia dos artesãos e o desenvolvimento socioeconômico dos grupos produtivos.
Atuamos na formação e capacitação dos artesãos para o empreendedorismo, no fomento cultural difundido conhecimentos, no acompanhamento e incentivo à criação de políticas públicas que fortaleçam e estruturem o setor, sempre inspirados pelas onexões possíveis entre o artesanato, a arte popular, o design brasileiro, a moda atemporal e todos os aspectos econômicos, socioculturais e ambientais dessas relações.
A Rede Artesol foi idealizada em 2014 para promover a conexão entre os agentes da cadeia produtiva do setor, inventariar técnicas e tradições culturais que correm o risco de ficarem esquecidas na memória cultural e estimular novos negócios através de uma plataforma digital que funciona como uma qualificada vitrine para o artesanato brasileiro.
Desde então, a Artesol segue focada no seu desafio de mapear mestres, artesãos, associações, lojistas e organizações de apoio do segmento em todo o País, chegando a 124 membros no total, a partir de um trabalho cuidadoso de identificação de grupos que atuam efetivamente com técnicas tradições e manejo sustentável das matérias-primas.
A Artiz é um projeto de curadoria que funciona através de uma loja de artesanato tradicional brasileiro, design e arte popular que tem como objetivo aproximar artesãos apoiados pela Rede Artesol do público consumidor, levando o patrimônio cultural do Brasil afora para casa dos brasileiros adentro. A marca hoje comercializa objetos exclusivos de diversas regiões do Brasil, feitos por 50 diferentes grupos de artesãos nas técnicas de trançados, rendas, bordados, cerâmicas e tecelagem. Todo lucro da Artiz é revertido para a ong ArteSol, que atua na valorização do artesanato tradicional e na capacitação de grupos produtivos.
A Artesol foi idealizada em 1998 pela antropóloga Ruth Cardoso, sendo inicialmente concebida como um programa de combate à pobreza em regiões do nordeste brasileiro castigadas pela seca. A partir de 2002, tornou-se uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com atuação nas áreas social, cultural e econômica através de diversos projetos relacionados ao artesanato brasileiro.
Foram duas décadas de trabalho intenso percorrendo todas as regiões do país, em que a organização apoiou a formação de associações, capacitou mais de uma centena de grupos, mapeou artesãos, mestres e artistas populares, abriu mercado para o objeto artesanal, realizou exposições, lançou livros e criou conexões diretas entre comunidades e o poder público. Ao todo, são 136 projetos já realizados e muitas conquistas relacionadas à geração de auto-estima dos artesãos, distribuição de renda através da inclusão produtiva, valorização da cultura popular e das práticas de comércio justo.
Hoje, a Artesol tem um time sensível de profissionais e voluntários tecendo uma rede eficaz para a vitalidade do patrimônio imaterial e material das comunidades artesãs, envolvendo parceiros dos setores privado, governamental e da sociedade civil. Além disso, a oscip tem reconhecimento internacional por sua pioneira atuação em defesa do comércio justo no segmento artesanal no Brasil, sendo a primeira organização ligada ao artesanato a se tornar membro da World Fair Trade Organization. A Unesco é outra instituição que reconhece a atuação da Artesol no campo da salvaguarda do patrimônio cultural desde 2010.