Matérias-Primas

As matérias-primas utilizadas no artesanato são de diferentes tipos. As naturais têm origem vegetal, como as fibras, sementes e corantes; mas há também as de origem animal, como conchas e escamas; mineral, como argilas, pedras e areia; e até fúngica, como o fungo negro përsi utilizado pelas mulheres Yanomami na cestaria. Já as processadas podem ser transformadas de forma artesanal, como as linhas de algodão fiadas manualmente, ou de forma industrial, como os lacês usados na renda renascença e irlandesa. Outras matérias-primas são obtidas por meio do reaproveitamento ou reciclagem de materiais. A Cooperativa Mariense de Artesanato de Maria da Fé (MG) processa o papelão, transformando-o em uma massa moldável que é utilizada para criar vasos e travessas.

O acesso e a disponibilidade de matérias-primas são desafios enfrentados na produção artesanal por diferentes motivos. Em alguns casos, a dificuldade pode levar à busca de alternativas. O pigmento Xadrez azul ultramar, por exemplo, que dava a cor característica aos pavões das figureiras de Taubaté (SP), deixou de ser produzido no início dos anos 2000. Algumas figureiras começaram a importar o pigmento de países vizinhos, enquanto outras adotaram diferentes pigmentos azuis ou até criaram pavões em novas cores.

Por outro lado, a utilização de matérias-primas muitas vezes está ligada aos modos de vida e às culturas das pessoas que habitam um território, principalmente no caso das populações tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas. A diminuição da disponibilidade de matéria-prima causada por fatores ambientais, geracionais, territoriais e econômicos ameaça a continuidade de técnicas e saberes, podendo levar uma tradição ao fim. Um exemplo é o artesanato feito com a palha e madeira da palmeira buriti, que cresce nos solos encharcados das veredas, os caminhos de águas do cerrado. Com o avanço do agronegócio, do desmatamento e uso abusivo dos recursos hídricos, as veredas estão passando por secas cada vez mais severas, levando a uma diminuição dos buritizais.