Museu Theo Brandão

Localização Av. da Paz, 1490, Centro - Maceio/AL - CEP 57030-440
Contatos AbrirFechar
E-mail comunicacaomtb@gmail.com
Copiar
Contato (82) 3214-1716

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) é um equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O MTB foi criado em 20 de agosto de 1975 e instalado, inicialmente, no bairro do Pontal da Barra, em Maceió.

 O nome do Museu é uma homenagem ao professor, médico e folclorista Theotônio Brandão Vilela, cuja coleção de arte popular foi doada à Universidade Federal de Alagoas. Théo Brandão também fez doações de fotografias, folhetos de cordel, livros, discos, filmes em super-8, fitas de vídeo, slides e fitas cassete de antigas manifestações da cultura popular, que ele foi guardando ao longo da vida.

No acervo em exposição, há peças nordestinas – como a cerâmica figurativa do Mestre Vitalino, mas a maior parte dos objetos são alagoanos, entre os quais se destacam as moringas antropomorfas do artista Júlio Rufino e as esculturas em madeira dos artesãos Antônio de Dedé e Resêndio.

É possível, ainda, encontrar no Museu, indumentária de folguedos natalinos com suas ricas coroas e outros adereços, brinquedos populares dos mais diversos materiais, objetos de fibra vegetal (caçuás, cestas, abanos, chapéus, etc), cerâmica utilitária da etnia Kariri Xocó, do interior de Alagoas, peças de culto afro-brasileiro, ex-votos e outros elementos provenientes do catolicismo popular, rendas e bordados (filé, labirinto, renda de bilros, boa-noite, singeleza, rendendê, etc.) e tantos outros objetos confeccionados por artistas.