Poço Redondo/SE

Localizado na Microrregião Sergipana do sertão do São Francisco, Poço Redondo é um dos municípios de maior expressividade cultural da região. Suas manifestações populares, como a “Cavalhada”, são conhecidas em toda a região. Também sua produção artesanal é bastante variada, incluindo o tradicional bordado “redendê”, a escultura em madeira e o trançado com fibras de […]

Tema: Bordado - 2001-2002 | 2005-2006 (2 Intervenções)

Cidade: Poço Redondo (SE)

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 24 artesãos e 95 beneficiados indiretos.

Gênero: Mulheres

Localizado na Microrregião Sergipana do sertão do São Francisco, Poço Redondo é um dos municípios de maior expressividade cultural da região. Suas manifestações populares, como a “Cavalhada”, são conhecidas em toda a região. Também sua produção artesanal é bastante variada, incluindo o tradicional bordado “redendê”, a escultura em madeira e o trançado com fibras de caroá. Mas é o bordado de Sítios Novos, distrito do município, que se destaca pelo substantivo número de pessoas envolvidas: pelo menos 120 mulheres se dedicam a essa arte.

As bordadeiras de Sítios Novos tinham um sonho; há muito alimentavam a esperança de um dia ter sua própria loja de bordados para que pudessem divulgar sua arte e aumentar a comercialização. Em uma tarde quente de dezembro de 2001 este sonho começou a ser construído, e durante dois anos o grupo se reuniu diariamente para fazer desse sonho uma concreta realidade. Através do Projeto Sítio dos Bordados, do Artesanato Solidário, as artesãs participaram de várias oficinas de associativismo, melhoria da técnica, gestão de produção e comercialização, melhoria de produtos. Conseguiram inovar e tornar ainda mais bela uma das mais tradicionais técnicas artesanais do baixo São Francisco: os bordados redendê e ponto-cruz. Inovaram essa tradição sem, contudo, alterá-la no que há de essencial: seu enraizamento nos modos de vida de quem a produz. Ao mesmo tempo em que aprimoravam esta arte de fazer, exercitaram práticas sociais de organização produtiva que resultaram na formação da Cooperativa das Bordadeiras de Sítios Novos ‘Um Sonho a Mais’. O nome, escolhido pelo grupo, exprime o sentimento do sonho alcançado, com esforço, dedicação e solidariedade, na difícil e complexa tarefa de tornar autossustentável uma organização social de produção artesanal.

Técnicas artesanais: bordados rendedê e ponto-cruz.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens