Massaranduba/RN

O povoado de Massaranduba, distrito de São Gonçalo do Amarante/RN, tem uma população de 2.150 habitantes, localiza-se às margens da BR 406, que liga os municípios de Natal e Ceará Mirim, e está a 35 km da capital Natal. O grupo das artesãs foi identificado pelo Artesanato Solidário/ ArteSol num curso de alfabetização para adultos. A equipe logo percebeu que algumas mulheres dominavam a técnica do trançado da carnaúba de forma tradicional, sem que o seu saber, no entanto, fosse fonte efetiva de renda.

Tema: Técnicas Diversas - 2004-2005 | 2009-2010 (2 Intervenções)

Cidade: São Gonçalo do Amarante/RN

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 21

Gênero: mulheres

O povoado de Massaranduba, distrito de São Gonçalo do Amarante/RN, tem uma população de 2.150 habitantes, localiza-se às margens da BR 406, que liga os municípios de Natal e Ceará Mirim, e está a 35 km da capital Natal.

O grupo das artesãs foi identificado pelo Artesanato Solidário/ ArteSol num curso de alfabetização para adultos. A equipe logo percebeu que algumas mulheres dominavam a técnica do trançado da carnaúba de forma tradicional, sem que o seu saber, no entanto, fosse fonte efetiva de renda.

Com o objetivo de gerar trabalho e renda por meio da revitalização do artesanato de tradição, o Artesanato Solidário/ ArteSol implantou o projeto Trançado em Palha de Carnaúba em abril de 2004, em parceria com outras instituições. As artesãs de Massaranduba foram capacitadas com uma série de oficinas, dentre as quais a de gestão associativa e de aprimoramento do produto, e hoje estão reunidas na ARTMAR (Associação das Artesãs de Massaranduba). As ações do projeto se estenderam à produção do catálogo e da logomarca e ao apoio à participação em eventos e conseqüente ampliação de mercado.

A matéria-prima, palha de carnaúba, é adquirida dos agricultores de Açu e Ceará Mirim. O corante que tinge a fibra é comprado nos mercados da capital de RN e de outros estados.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens