Ideias de presentes de Dia dos Namorados para curtir a dois

Nesse Dia dos Namorados, que novamente será ressignificado neste momento de isolamento social, nossa dica é celebrar a data com muito aconchego, originalidade e o afeto de tudo que é feito á mão. Pra isso, que tal investir em um presente pensando especialmente pra curtir momentos a dois?
Camila Fróis

 

 

Rede mehinako tramada com fibras de buriti por indígemas do Xingu (MT)

Seja um objeto criado a  partir de técnicas como o trançado, a cerâmica, ou o bordado, o artesanato brasiliero é um presente atemporal, que tem valor afetivo por si só e que carrega histórias únicas dos lugares de onde foram criados manualmente. Em sua maioria, exibem uma paleta cromática autêntica que revela as matérias-primas e pigmentos naturais, as texturas e as inspirações dos biomas brasileiros. 

É o caso de conjuntos de cerâmica artesanal do Mato Grosso do Sul pintados à mão com desenhos dos bichos do Pantanal. As peças podem ser um presente original compartilhado com o par em mesas postas no café da manhã ou no jantar. Para depois da refeição, o casal pode descansar em uma rede tecida com fibra de buriti e linhas de algodão, tramada à mão durante seis meses por indígenas da etnia Mehinako no Xingu (MT), ou curtir um filme no sofá com uma manta de algodão orgânico tingida com pigmentos do cerrado mineiro. O clima pode ficar ainda mais aconchegante com uma vela artesanal que exala um blend de aromas de óleos essenciais de ervas.

Convidamos você a se inspirar na nossa seleção de presentes carregados de propósito e histórias reais para um dia dos namorados com mais sentido. Todos os objetos são encontrados na Loja Artiz (catalogoartiz.com), espaço comercial da ONG Artesol, que atua na valorização dos artesãos brasileiros e do comércio justo.

 

Vela LEH DESIGN

São Paulo (SP)

 

 

A Leh Design produz velas artesanais feitas com cera de soja e palma com um blend de óleos essenciais de ervas. O vaso é de cerâmica torneada manualmente. As cores são naturais das diferentes argilas utilizadas, sem o uso de esmalte ou verniz. A peça ainda vem com um pingente de contas de cerâmica, feitas no Vale do Jequitinhonha (MG), e cristais naturais - escolhidos com cuidado que transformam as peças em em verdadeiros amuletos para decorar e proteger a casa.

 

 

Cerâmica UDU

Bonito (MS)

 

 

Peças de cerâmica artesanal moldadas e pintadas à mão pelos artesãos da UDU Cerâmica Artesanal na cidade de Bonito (MS). Retratam a natureza do Cerrado e do Pantanal brasileiro com bichos como tucanos, seriemas, papagaio e outras aves como o próprio pássaro udu, que dá nome à marca por ser típico da região

 

Bandeja de café da manhã - Associação Novo Airão (AM)

 

 

Bandeja trançada com palha de arumã por artesãos da Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA) no Amazonas. O prseente já pode vir com um super café da manhã especialmente preparado pra data. È um mimo que também pode e deve ser usado pra encantar os dias mais comuns nessa rotina em que passamos tanto tempo em casa. 

Futtons de palha - Grupo Indaia (MG)

Futtons tramados com palha de indaia nas cores palha e caramelo praar criar ambientes descontraídos e cheios de charme na varanda, no jardim, na sacada ou mesmo na sala para curtir com o par, tomar um chá da tarde, fazer uma pausa pra leitura ou receber amigos. 

Rede de tecelagem manuall - Associação Roça Grande (MG)

As redes da Associação de Produtores e Artesãs de Roça Grande (MG) são criadas no tear mineiro com dois quadros de liço. O processo criativo das artesãs envolve cardar, fiar, tingir e tecer os fios de algodão depois bordar as peças com motivos ligados à arquitetura e cultural local.

Serviço

 As peças dessa matéria podem ser encontradas na Artiz, projeto de comercialização e espaço de negócios criado pela Artesol em parceria como o Grupo Iguatemi. O objetivo é aproximar artesãos apoiados pela Rede Artesol do público consumidor, levando o patrimônio cultural do Brasil afora para a casa dos brasileiros adentro através de uma cuidadosa curadoria. Por meio do projeto são comercializados objetos exclusivos de diversas regiões do Brasil, nas técnicas de entalhe, trançados, rendas, bordados, cerâmicas, tecelagem, entre outras.

 JK Iguatemi - Piso 2

(11) 97555-2827

 

 

 
 
 
Sobre o autor

Camila Fróis

Leia mais reportagens
Técnicas relacionadas