Maria Eroneide Laurentino - Nena de Capela

Localização - - Capela/AL - CEP 57780-000
Contatos AbrirFechar
E-mail nena_artesanatos@hotmail.com
Copiar
Contato Nena (os contatos devem ser feitos preferencialmente via whatsapp)

As mãos que criam, criam o que?

O boi vazado é a peça hoje mais conhecida e procurada e que tornou seu trabalho mais conhecido. Mas Nena também aprecia muito imprimir no barro as brincadeiras de criança que permeiam o cotidiano e o imaginário da infância alagoana, como o quebra-pote, o pau de sebo, a ciranda, a amarelinha, entre outras.

O barro utilizado em seu trabalho é retirado do terreno onde se encontra a oficina do mestre João das Alagoas. Ali, junto com outros onze ceramistas, Nena trabalha e vende suas peças.

Quem cria?

Maria Eroneide Laurentino, conhecida como Nena, nasceu no povoado João de Deus, em Capela, Alagoas. Neta de paneleira, Nena começou a se interessar pela cerâmica com seu primo, o mestre João das Alagoas. Em 2005, aos 29 anos, começou a modelar pequenos bois, entre outros animais. Incentivada pelo primo, começou a criar peças diferentes, à medida em que ganhava mais experiência. 

Assim, com o tempo, foi nascendo o “boi vazado”: um boi oco que traz dentro de si cenas do cotidiano nordestino, como feiras, festas de baião, retirantes, entre outras. Nena conta que sonha em modelar no barro, em uma única peça, a história de sua vida, marcada por muitos acontecimentos de superação. O artesanato foi essencial nesse processo, abrindo novas perspectivas de vida, não apenas no aspecto financeiro, mas também de bem-estar e de criação.

Onde cria?

A cidade de Capela, conhecida como “Princesa do Vale do Paraíba”, também é chamada de “Terra dos Canaviais”, é banhada pelo Rio Paraíba. A produção de cana-de-açúcar, a pecuária e o artesanato são as principais atividades econômicas da cidade. 

O Rio Paraíba é um dos cursos d'água mais importante do Estado, cortando vários municípios da Zona da Mata, em seu percurso. O tipo de vegetação que caracteriza o município de Capela é o da Mata Atlântica, situada na porção Leste do Estado.