Viagem pelo artesanato: 5 dicas de roteiros para você combinar as férias com a paixão pela cultura brasileira

Que tal aproveitar as suas férias para programar aquela escapada digna de renovar as energias em locais onde - além de relaxar e apreciar belas paisagens - ainda é possível imergir na cultura local e conhecer de pertinho processos artesanais e tradições milenares?
Mariana Maria

Pensando nisso, preparamos uma curadoria de destinos para você unir essas duas paixões, com passeios inusitados e muito afetivos.

 

Vale do Catimbau/PE

 

A aproximadamente 300 km de Recife e de paraísos como Maragogi e São Miguel dos Milagres, está guardado um grande tesouro do ecoturismo brasileiro, o Vale do Catimbau, 2º maior parque arqueológico do Brasil. Ali, pinturas rupestres que datam entre 8 e 10 mil anos, realizadas por povos que usavam as regiões rochosas como abrigo, reafirmam a ancestralidade do território. Nesse ambiente de bioma exclusivo, terras indígenas e tradições quilombolas, surge a cultura do entalhe em madeira adotada por diversos artesãos e famílias na região do Sítio Igrejinha, cerca de 9 km do centro do Catimbau.

 

Os mestres perpetuam seus saberes em seus núcleos familiares e com quem se interesse e se aproxime. Seu trabalho pode ser encontrado no "Espaço Municipal de Artes”, no centro da cidade. Os ateliês dos artesãos e mestres fazem parte do circuito turístico adotado por guias da região. A estrada de barro, rumo ao sítio Igrejinha, é caminho para dezenas de ateliês, como o de Jacó, aprendiz de Zé Bezerra e o de Luiz Benício e Simone, que atualmente funciona como galeria de muitos artesãos da região. Parte dos ateliês ficam no caminho das trilhas do "Chapadão" e dos "Homens sem Cabeça", onde também se encontram pinturas rupestres e uma visão impressionante do Parque Nacional.

 

 

Costa do Sauipe - BA

 

Um paraíso tropical estonteante, com coqueiros que se debruçam sobre o mar e os rios de água doce se misturam ao Atlântico em praias semidesertas. É nesse cenário, pouco distante dos resorts do Porto de Sauipe, que os artesãos do município de Entre Rios cultivam saberes ancestrais dos índios tupinambás, como as técnicas de trançar fibras vegetais das palmeiras de seus quintais. Com mãos delicadas e ágeis, as mulheres aprenderam com suas mães e avós o feitio artesanal que deu origem aos famosos cestos da região. As criações também incluem bolsas, carteiras, tapetes, chapéus de fibra de piaçava de fino acabamento e cores vivas. A Costa do Sauipe fica a 76 km de Salvador e possui uma ampla estrutura de hospedagem.

 

Alter do chão/PA

 

A febre do mais novo destino incensado do turismo nacional ainda tem muitos pontos maravilhosos para revelar. A cestaria em palha de tucumã é o cartão de visitas das comunidades amazônicas que ficam em praias desertas do Rio Arapiuns ou em vilas no meio da floresta. Embarque em um roteiro de turismo comunitário que inclui trilhas na mata, banhos nas águas esmeraldas do rio, peixe assado na praia e oficinas de artesanato. No roteiro proposto pela Turiart, você partirá de Santarém para navegar pela bacia do Rio Tapajós com paradas em vilas como Uru e Vila Brasil. A hospedagem é em pousadas rústicas, onde há redários com o visual de 360 graus da floresta e muita brisa do rio. 

 

Jalapão/TO

 

Berço do popular artesanato de capim dourado, o povoado de Mumbuca, no Deserto do Jalapão, abriga famílias de descendentes de quilombolas que se dedicam a dar forma às hastes da delicada sempre-viva. O vilarejo acolhe as visitas em uma hospedagem comunitária, a Pousada da Tonha, e o Restaurante Vila que oferece pratos típicos como a galinha caipira e a rapadura com buriti. O cenário da região é inesquecível: chapadões, cachoeiras cristalinas, piscinas naturais de águas cor de esmeralda e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura. Além é claro da grande atração natural, os poços cristalinos de nascentes subterrâneas borbulhantes, onde é impossível se afundar.

 

Maragogipinho/BA

 

Na região do Recôncavo Baiano, em Aratuípe, está Maragogipinho. Às margens do Rio Jaguaripe espalham-se dezenas de olarias, configurando o maior centro cerâmico da América Latina e mais de 80% da população, de pouco mais de 3k habitantes, ocupa-se do ofício de oleiro, tornando o território reconhecido por essa tradição. São saberes ancestrais reconhecidos não só como fonte de renda, mas também por seu potencial cultural. Suas estruturas peculiares que remetem à herança ameríndia, com paredes de madeiras em estado bruto alinhadas e cobertas com palha de piaçava, proporcionam um espaço arejado e com iluminação natural, o ar que circula auxilia na secagem das peças, que leva de dois a cinco dias, dependendo do clima.

 

Cariri/PB

 

A região do Cariri, famosa por ter como Patrimônio Cultural Imaterial do estado da Paraíba a maior concentração de produção de Renda Renascença do Brasil, destaca-se também por exalar arte e cultura.  Muitos mestres surgiram dali, como a mestra de pífano Zabé da Loca, falecida em 2017. É no Assentamento Santa Catarina que Josivania Caiano coordena o Espaço Cultural Zabé da Loca, recebendo turistas interessados em imergir na cultura local. A natureza exuberante, com seus lajedos e a caatinga, com um céu de azul inspirador, emolduram a experiência de visitar esse lugar tão especial.

 

 


 

 

Serviço:

 

No Vale do Catimbau:

Agende sua visita com Mestre Zé Bezerra - WhatsApp (87) 99957-9598 e Luiz Benicio - WhatsApp (87) 99654- 6658

 

Em Sauipe:

Agende sua visita à associação Copart Tupinambá com a Joelma, pelo WhatsApp 71 9651-3500

 

Em Alter do Chão:

Quem leva é a Turiarte Amazonia, cooperativa de moradores locais. Fale com eles pelo WhatsApp 93 9221-4782.

 

No Jalapão:

A Marijani é guia de turismo e uma das responsáveis pela Associação Capim Dourado, agende seu passeio com ela no WhatsApp 63 9292 4956

 

Em Maragogipinho:

Converse com o Denisval da Aamom no WhatsApp 75 8816-3515

 

No Cariri:

Agende sua experiência com a Josi no WhatsApp 83 9999-4942

 

 
Sobre o autor

Mariana Maria

Mariana Maria é comunicadora e especialista em marketing. Atua como produtora de conteúdo e consultora em projetos de branding, apaixonada por conhecer e contar histórias inspiradoras.
Leia mais reportagens