Juazeiro do Norte/CE

Juazeiro é rica em artesãos que lidam com o imaginário e produzem de santos a animais fantásticos, de oratórios a cenas esculpidas no barro.

Tema: Técnicas Diversas - 2000-2001

Cidade: Juazeiro do Norte/CE

Duração: 1 ano

Artesãos Beneficiados: 43

Gênero: mulheres e homens

Juazeiro do Norte, situada no sul do Ceará, deve seu crescimento em grande parte ao padre Cícero Romão Batista, líder religioso e político que soube converter em desenvolvimento para a região o afluxo de peregrinos para lá atraídos após o “milagre” ocorrido com a beata Maria de Araújo, cuja boca sangrava ao receber a comunhão.

Numa situação de grande movimento migratório, iniciado no final do século XIX, a produção artesanal foi até recentemente a principal forma de geração de renda para os que se estabeleciam no pequeno arraial, atualmente a segunda maior cidade do estado. O mercado e suas proximidades ainda abrigam lojas nas quais uma enorme gama de artigos artesanais é vendida para as lides do trabalho e do dia-a-dia. São cestas, esteiras, chapéus, vassouras, lamparinas, baldes, panelas, cinturões, alpercatas, potes e muitos outros objetos, confeccionados por artesãos que aprenderam seu ofício com os mais velhos e hoje ensinam os jovens que ainda se interessam por essas atividades tradicionais.

Além desse artesanato voltado para as necessidades da vida cotidiana, Juazeiro é rica em artesãos que lidam com o imaginário e produzem de santos a animais fantásticos, de oratórios a cenas esculpidas no barro, de apitos zoomorfos a coroas usadas nos reisados. Essa produção, mais associada aos aspectos lúdicos e religiosos da vila, e na qual a criatividade de cada autor se destaca para além dos padrões herdados dos antepassados, é comercializada pela Associação de Artesãos Padre Cícero, que funciona no Centro de Cultura Popular de Juazeiro do Norte – Mestre Noza.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens