Coqueiros/BA

Coqueiros, distrito de Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu, a apenas 14 quilômetros de São Félix e Cachoeira, cidades histórias do Recôncavo Baiano que ostentam belo conjunto arquitetônico do período colonial, tornando crescente o turismo na região. O Projeto Cerâmica de Coqueiros foi implementado em maio de 2004 no distrito de Coqueiros com o objetivo de valorizar a atividade artesanal e gerar trabalho e renda para artesãos, aprendizes e suas famílias (num total de 250 beneficiários indiretos). Entre os cerca de 40 artesãos está D. Cadu, mestra ceramista que repassou seu saber a jovens aprendizes.

Tema: Cerâmica - 2004-2006 | 2008-2009 (2 Intervenções)

Cidade: Coqueiros/BA

Duração: 3 anos

Artesãos Beneficiados: 40       

Gênero: a maioria mulheres

Coqueiros, distrito de Maragojipe, está às margens do rio Paraguaçu, a apenas 14 quilômetros de São Félix e Cachoeira, cidades histórias do Recôncavo Baiano que ostentam belo conjunto arquitetônico do período colonial, tornando crescente o turismo na região.

O Projeto Cerâmica de Coqueiros foi implementado em maio de 2004 no distrito de Coqueiros com o objetivo de valorizar a atividade artesanal e gerar trabalho e renda para artesãos, aprendizes e suas famílias (num total de 250 beneficiários indiretos). Entre os cerca de 40 artesãos está D. Cadu, mestra ceramista que repassou seu saber a jovens aprendizes.

A matéria-prima para produção da cerâmica é a argila. Obtida pelos artesãos em estado bruto, ela é espalhada na rua, onde os carros a trituram quando passam, facilitando o trabalho dos artesãos. O barro então é peneirado e misturado com água até ganhar consistência. A modelagem das peças é feita com as mãos, sem utilização de torno.

O processo de queima ocorre a céu aberto. As peças são empilhadas cuidadosamente, intercaladas com fragmentos de lenha e encobertas com tiras secas de bambu e palha seca, formando uma grande fogueira. Antes da queima, algumas peças são brunidas, ganhando um acabamento lustroso.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens