Coqueiro Campo/MG

Coqueiro Campo é uma localidade do município de Minas Novas, integrante do Vale do Jequitinhonha, a nordeste de Minas Gerais, mas Buriti, comunidade rural da qual faz parte, é município de Turmalina. Nessa região de limites incertos, habita um grupo de ceramistas, em sua maioria vindas do bairro vizinho de Campo Alegre (Turmalina), onde aprenderam o ofício com suas mães, tias e avós. Assim como as técnicas empregadas na produção dos objetos de cerâmica são as mesmas usadas por seus antepassados, o barreiro no qual se abastecem de matéria-prima é o mesmo que serve à comunidade vizinha.

Tema: Cerâmica - 2000 | 2002-2003 (2 Intervenções)

Cidade: Minas Novas/MG

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 30

Gênero: Mulheres

 

Coqueiro Campo é uma comunidade rural do município de Turmalina, integrante do Vale do Jequitinhonha, a nordeste de Minas Gerais. Nessa região habita um grupo de ceramistas, em sua maioria vindas do bairro vizinho de Campo Alegre (Turmalina), onde aprenderam o ofício com suas mães, tias e avós. Assim como as técnicas empregadas na produção dos objetos de cerâmica são as mesmas usadas por seus antepassados, o barreiro no qual se abastecem de matéria-prima é o mesmo que serve à comunidade vizinha.

As ceramistas, que chegaram à região pela via do casamento, se lembram de quando eram muito pequenas e suas mães iam às cidades mais próximas, Minas Novas e Capelinha, vender os potes, moringas e vasilhas diversas que faziam, usados na lida doméstica pela população local. Sair de casa de madrugada carregando a carga a ser vendida, e muitas vezes ter que pernoitar na cidade, distante cerca de 20 quilômetros, é lembrança meio apagada pela diferença dos dias atuais.

Já naquele tempo, nem tão longe assim, na década de 1970, havia um ceramista homem, coisa muitíssimo rara, que fazia umas moringas com cabeça de bicho ou gente, muito apreciadas por pessoas de Minas Novas. Sua mulher e sua filha continuam trabalhando no ofício, aquela voltada para uma cerâmica mais utilitária, esta, exímia produtora de bonecas.

Veículo de expressão do sentimento do belo, além de recipiente para usos variados, a cerâmica produzida em Buriti/Coqueiro Campo é profusamente decorada de flores e folhas, elementos a mais em um jogo de formas arredondadas e tonalidades extraídas da terra – do branco ao marrom avermelhado. Fruto de um longo e delicado processo que envolve a coleta do barro, a sua transformação em argila, a modelagem, secagem, decoração e queima, essa cerâmica é testemunho de um certo modo de vida, de descoberta tecnológicas e adaptações específicas, de padrões estéticos próprios.

Com a ampliação dos mercados consumidores, esses objetos se tornaram uma fonte de renda que ajuda o aumento do bem estar das famílias ceramistas. Eles concretizam a possibilidade de que valores e saberes culturais tradicionais se tornem propulsores do desenvolvimento das pessoas em seus múltiplos aspectos, que vão do bem estar material à felicidade. Nesse sentido, a cerâmica feita conforme padrões seculares serve de meio para que o grupo se insira na sociedade moderna.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens