Bezerros/PE

O município de Bezerros (PE) tem sido dos polos mais atrativos do país em xilogravura popular. Alguns artistas bezerrenses como J. Borges, J. Miguel, Joel, Amaro, Severino e Givanildo têm uma produção artística reconhecida regional, nacional e internacionalmente.

Cidade: Bezerros/PE

Duração: 2 anos

Artesãos Beneficiados: 15

Gênero: Homens

A xilogravura popular é uma arte tradicionalmente associada aos folhetos de cordel. A partir do desenho escavado na madeira e das impressões feitas manualmente, essa linguagem revela os principais temas da vida e da cultura nordestinas. Ela possui uma afinidade natural com o setor gráfico, envolvendo pequenas unidades produtivas familiares.

O município de Bezerros, em Pernambuco, tem sido há várias décadas um dos polos mais atrativos do país nessa área. Alguns artistas bezerrenses como J. Borges, J. Miguel, Joel, Amaro, Severino e Givanildo, residentes ou não naquela cidade, têm uma produção artística reconhecida regional, nacional e internacionalmente. Apesar disso, poucos jovens praticam e conhecem esta arte, assim como é demasiadamente restrito o seu uso para a geração de renda.

Tendo migrado das capas de folhetos para as paredes de residências urbanas, a xilogravura tem hoje a possibilidade de alcançar outros nichos de mercado, revigorar-se e contribuir para a geração de renda de um maior número de famílias através de sua aplicação em objetos de naturezas as mais variadas. Com esse objetivo, foi organizado em 2000 um curso de capacitação em xilogravura, ministrado pelo mestre J. Borges para 34 iniciantes e criou-se um grupo de produção e pesquisa de novos produtos, onde artistas mais experientes, em conjunto com antropólogos, designers e outros técnicos, procuraram abrir novas possibilidades de aplicação para a xilogravura.

Parceiro Financiador:

Leia mais reportagens