Associação dos Artesãos Maria dos Agave

Localização Rua Santa Luzia Bairro Santa Luzia - Parnaiba/PI - CEP 64216-030
Contatos AbrirFechar
E-mail ednamaria1973phb@gmail.com
Copiar
Telefone 86 99543-0926
Contato Edna Maria dos Santos Lima

As mãos que criam, criam o quê?

As intrincadas tramas do richelieu em agave impressionam já no primeiro olhar. Isso porque a áspera fibra natural é elaborada em finos fios e trabalhada em delicados pontos de renda. O sisal ou agave (Agave sisalana) é uma planta originária da América Central e é muito cultivada no semiárido brasileiro, especialmente nos estados da Bahia e Paraíba. De aspecto rústico, é muito utilizada em tapetes e objetos de decoração. Para o trabalho em richelieu, as rendeiras compram a fibra fiada e tingem artesanalmente com corantes a base d'água.

A técnica é antiga, está na família de Edna Maria dos Santos Lima, líder do grupo, há três gerações. Quando mudaram-se do Ceará para o Piauí, a mãe Francisca Maria dos Santos buscava uma ocupação para sustentar os oito filhos. Foi assim que aprendeu a técnica com uma senhora da cooperativa mista do município. As sete filhas e um filho cresceram vendo a mãe rendar e não demoraram a se envolver na produção. As composições são criadas em uma base de papelão e trabalhadas com três principais pontos: espinha, escama de peixe e casinha de aranha. 

Já trabalharam com designers renomados, como Marcelo Rosenbaum, Renato Imbroisi, Sérgio Matos e  Walter Rodrigues, desenvolvendo coleções. Aos conhecimentos adquiridos nessas trocas, enlaçam o domínio técnico e criativo adquirido em tantas décadas de relação com o agave. 

Quem cria?

Maria mãe e filha, Maria dos Agaves não é uma, mas sim muitas mulheres que mantêm viva a tradição do richelieu em agave. O núcleo central, coordenado por Edna Maria dos Santos Lima, é composto por 8 mulheres, familiares e vizinhas, que têm o artesanato como fonte principal ou complementar de renda. 

Em 2009 formalizaram a Associação, que é base para organização dos pedidos e vendas realizados pelas artesãs, que trabalham em suas casas. Atendem pedidos de marcas e lojistas de todo território nacional, além de comercializarem as peças em feiras especializadas do setor. 

 Onde criam

O Delta do Parnaíba está localizado entre os estados do Maranhão e Piauí e desenha dunas, mangues e ilhas em um cenário paradisíaco. O Rio Parnaíba, com seus 1.485km de extensão, abre-se em cinco braços envolvendo 73 ilhas fluviais. 

A 366 km da capital Teresina, Parnaíba é também conhecida como "Capital do Delta", pois é a entrada para quem quer conhecer o único Delta em mar aberto das Américas e a Rota das Emoções, complexo turístico que integra os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. 

A cidade localiza-se quase inteiramente à margem direita do rio Igaraçu, e parte na Ilha Grande de Santa Isabel, já no delta do rio Parnaíba. 

A principal atividade econômica do município é a pesca, o extrativismo e beneficiamento de ceras de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro. O turismo e o artesanato vem despontando com muito potencial nos últimos anos.