
Tita (Maria Cicera da Silva Siqueira)

As mãos que criam, criam o que?
Tendo como inspiração a imagem de sua mãe no dia do casamento, as noivas são a principal temática que aborda. Adornadas com muitas flores, as noivas de Sil têm ganhado cada vez mais a admiração do público.
Quem cria?
“Eu não quero desistir nunca do meu trabalho, porque eu amo o que eu faço”
Tita, Maria Cicera da Silva Siqueira, é irmã da mestre Sil, ceramista já reconhecida internacionalmente. Assim como seus pais e sua irmã, Tita trabalhou por muitos anos em canavial. Nasceu e cresceu na zona rural de Capela e só em 2007, com 27 anos, a cerâmica chegou em sua vida, através de sua irmã que a chamou para trabalhar na preparação do barro usado no artesanato.
A partir do incentivo de Sil, Tita foi se arriscando na modelagem do barro, fazendo vasos e rostos de pessoas. Com o tempo se dedicou a modelar flores e depois noivas. Hoje, as principais peças que faz são as noivas cobertas de flores que encantam por sua singeleza.
Tita conta como trabalhar com o barro lhe traz serenidade, tendo sido essencial para alcançar maior bem-estar em sua vida.
Onde cria?
A cidade de Capela, conhecida como “Princesa do Vale do Paraíba”, também é chamada de “Terra dos Canaviais”, é banhada pelo Rio Paraíba. A produção de cana-de-açúcar, a pecuária e o artesanato são as principais atividades econômicas da cidade.
O Rio Paraíba é um dos cursos d'água mais importante do Estado, cortando vários municípios da Zona da Mata, em seu percurso. O tipo de vegetação que caracteriza o município de Capela é o da Mata Atlântica, situada na porção Leste do Estado.
Rede nacional do artesanato
cultural brasileiro
