
Criqué Caiçara

As mãos que criam, criam o que?
Rodeados pela exuberante Mata Atlântica do Vale do Ribeira, os artesãos da Jureia esculpem na madeira caixeta flores, folhas e bichos da floresta que cresce em seus quintais. Ao todo, são 65 tipos de peças entre colheres, móbiles e seixos que eles entalham e pintam manualmente, um a um, com pigmentos à base de água que garantem tons suaves. O resultado do trabalho minucioso revela peças delicadas e cheias de personalidade.
Os objetos que hoje fazem parte do catálogo da Criqué foram desenvolvidos a partir de um projeto de intervenção da Artesol com as designers Paula Dib e Renata Mendes em 2012. A proposta era estimular a reinvenção do artesanato local a partir de técnicas tradicionais de entalhe que tinham sido esquecidas. A partir da avaliação do potencial criativo dos moradores, as designers sugeriram novas possibilidades de criação, entre utensílios domésticos, artigos de decoração e brinquedos, que ampliaram e diversificaram a linha de produtos. A fauna e a flora local deixaram de ser apenas paisagem, e pularam para dentro do catálogo da associação. Mais integradas ao seu entorno, as novas peças passaram a revelar a identidade caiçara e o valor intrínseco que o artesanato da Jureia tem por natureza.
Durante um ano, o projeto contou com o investimento da Consultoria Accenture e outras importantes parcerias técnicas, onde se trabalhou na capacitação dos artesãos locais em diferentes temas: identidade cultural, manejo sustentável, gestão da produção, modelo de negócio, entre outros temas.
Quem Cria?
Foto: Camila Pinheiro/ Projeto M.A.O.S
A comunidade vive na Barra do Ribeira, na região da Juréia, localizada entre os municípios paulistas de Iguape, Itariri, Miracatu e Pedro de Toledo. A Juréia tem uma área de 79.830 hectares, declarada pela UNESCO - Sítio do Patrimônio Mundial Natural por guardar um diverso ecossistema de mata Atlântica, restinga, manguezais, banhados, praias e costões rochosos - preservada pelos povos da floresta que habitam a região há centenas de anos.
Onde Cria?
Fotos: Camila Pinheiro/ Projeto M,A,O,S
“Criqué” significa “Coisa” e “Caiçara” são os povos tradicionais que vivem no Brasil ao longo do litoral do Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Os caiçaras surgiram a partir do século XVI e são fruto da miscigenação entre indígenas, portugueses e negros. Eles desenvolveram um modo de vida particular associando a pesca, a agricultura familiar, o extrativismo e o artesanato como principais atividades cotidianas. Sua culinária, música, dança, mutirões e festas, especialmente o Fandango, compõem o patrimônio cultural da identidade popular brasileira. Hoje, o artesanato é principal atividade da Associação Jovens da Juréia (AJJ), uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1993, com o objetivo de manter viva a cultura caiçara, a geração de renda e a permanência das comunidades em seus territórios.
Onde Comprar?
Saiba Mais:
Conheça o catálogo online da Criqué.
Rede nacional do artesanato
cultural brasileiro
