info lowongan kerja lowongan kerja terbaru lowongan kerja
Tecnologia Social: ArteSol – Artesanato Solidário

ArteSol – Artesanato Solidário logo

banner ad

Tecnologia Social

Metodologia

A metodologia do ArteSol se constituiu como uma tecnologia social a partir da experiência acumulada em 30 localidades iniciais que, no decorrer dos anos, foi replicada para mais 68 localidades, totalizando 98 projetos.
Ela baseia-se em:

- Ação social focalizada nos ativos locais traduzidos na riqueza a ser identificada;

- Importância do planejamento, do acompanhamento e da avaliação dos projetos sociais;

- Promoção do protagonismo e do fortalecimento da sociedade civil com a valorização do saber-fazer local, com o estimulo a organização associativa dos artesãos e com a articulação de uma rede de parceiros públicos e privados, locais, regionais e nacionais.

Aplicação

A aplicação desta tecnologia social é realizada levando em consideração as especificidades da localidade, a partir de:

- Realização de diagnóstico com instrumentos próprios do ArteSol;

- Elaboração de um plano de trabalho que atenda às características específicas dos grupos e das localidades;

- Implementação do plano de trabalho com a presença de instrutores capacitadores in loco e a realização de visitas técnicas do ArteSol, compreendendo, dentre outras, as seguintes etapas: a) mobilização da comunidade; b) consolidação de parcerias locais; c) promoção de oficinas de capacitação dos artesãos; d) melhoria do espaço de produção; e) estratégias de comercialização.

- Avaliação permanente das ações implementadas.

Ressaltamos que embora os projetos apresentem uma metodologia, atividades e oficinas de capacitação comuns, há sempre a preocupação em responder às especificidades de cada tipologia de artesanato e às características de cada localidade de atuação. O ArteSol tem conseguido justamente alcançar a padronização de processos (tecnologia) mantendo a singularidade de cada projeto.

 

 

 

Categorias: Tecnologia Social | voltar