info lowongan kerja lowongan kerja terbaru lowongan kerja
SÃO RAIMUNDO NONATO/PI: ArteSol – Artesanato Solidário

ArteSol – Artesanato Solidário logo

banner ad

SÃO RAIMUNDO NONATO/PI

São Raimundo Nonato encontra-se na região do Parque Nacional da Serra da Capivara, no sudeste do Piauí, na Chapada das Mangabeiras, distante 530km de Teresina, capital do estado. O Parque, criado em 1979, foi declarado em 1991 Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e guarda o registro de 50 mil anos da pré-história. As localidades neste município com projetos do Artesol são a comunidade de Nova Zabelê, formada por moradores do assentamento urbano que fica a 10km da sede do município e Onça 2, na zona rural, zona de caatinga, localizada próximo a barragem Petrônio Portela.

Em 2005, o Artesanato Solidário/ Central Artesol em parceria com a Prefeitura de São Raimundo Nonato, implementou um projeto de artesanato para as mulheres do assentamento Novo Zabelê de trançados de fibra de carnaúba. Em Onça 2, o fazer artesanal é com a fibra do caroá. O objetivo principal deste projeto é transformar o artesanato numa nova fonte de renda, com a perspectiva de garantir o aumento da renda familiar e o reconhecimento da atividade artesanal no município.

Durante o projeto as artesãs e aprendizes participaram de diversas oficinas nas áreas temáticas: Identidade, cultura e cidadania; Produto; Organização do trabalho coletivo e Relacionamento com o mercado.

As artesãs de Novo Zabelê (faixa etária de 25 a 70 anos) aprenderam a trançar a carnaúba num curso de uma mestra do projeto do ArteSol em Parnaíba/Piauí. O repasse desta técnica de trançar os fios da carnaúba e o aprimoramento da técnica se deu no grupo de artesãs através de diversas oficinas de melhoria do produto. O material usado é o talo e a palha da carnaúba com o qual em técnica aberta criam uma espécie de renda de carnaúba. Com a matéria prima local e utilizando a temática rupestre do Parque Nacional da Serra da Capivara, os artesãos produzem flores e bichos, esteiras, bolsas, suporte para pratos.

Já as artesãs de Onça 2 (faixa etária de 16 a 42 anos) tingem a fibra do caroá com uma gama variada de cores para produzir não só objetos utilitários como também bijuterias. Numa comunidade rural, sem outras opções de trabalho a produção artesanal tem contribuído para o aumento da geração da renda familiar